Pular para o conteúdo

Quando dou palestras ou minicursos, como foi o caso nesta semana em um estágio no Exército, sempre me perguntam sobre bibliografias recomendadas.

Bem, há uma bibliografia no item Lato Sensu existente no meu site. Basta consultar o curso de Perícia Digital da Universidade Católica de Brasília. No entanto, resolvi detalhar toda essa bibliografia aqui. Cabe apenas ressaltar que se você deseja atingir um bom nível de conhecimento em qualquer área da informática, terá que ler bibliografias em inglês. Se não sabe, aprenda! Crianças e mendigos nos EUA falam inglês; por que você, um técnico em informática que deseja alcançar altos níveis de conhecimento, não conseguiria??? Aprender inglês seria mais difícil do que programar computadores? Pense nisso…

A bibliografia

ALTHEIDE, Core; CARVEY, Harlan. Digital Forensics with Open Source Tools. Editora Syngress, 2011

Este livro aborda, de forma relativamente abrangente, a perícia computacional em GNU/Linux, MS Windows e Mac OS. Também fala sobre a estrutura e peculiaridades dos filesystems e dos tipos de arquivos mais conhecidos e utilizados. Como o próprio título do livro diz, há um esforço na utilização de ferramentas open source. Mas o livro, nos seus apêndices, aborda também algumas ferramentas não open source. É um livro ideal para quem está iniciando e precisa de uma visão geral e um pouco aprofundada sobre o assunto forense computacional.

CARRIER, Brian. Filesystem Forensic Analysis. Editora Addison-Wesley, 2005

Um livro sobre a arquitetura e perícia de filesystems. O autor é o criador da famosa suíte de forense computacional The Sleuth Kit (TSK).

GORALSKI, Walter. The Illustrated Network. Editora Morgan Kaufmann, 2008

Este livro ensina redes de computadores utilizando, em muitas das vezes, demonstrações com tráfegos capturados via tcpdump. Walter Goralski é discípulo de Richard Stevens (veja o livro dele abaixo). Se você deseja aprender sobre redes de computadores, esqueça outros autores. Goralski e Stevens são os únicos que vão lhe ensinar de forma prática e didática.

Apenas citando, também estou escrevendo um livro sobre redes utilizando o mesmo método. Atualmente, já ministro aulas de redes dessa forma e posso dizer que os meus alunos ficam satisfeitos e dizem ser fácil aprender. Tcpdump é essencial para ensinar redes.

JARGAS, Aurélio Marinho. Canivete Suíço do Shell (Bash)

Disponível em http://aurelio.net/shell/canivete. Acesso em 21 out. 2011.

Este site foi escrito por um dos brasileiros que mais dominam os assuntos programação shell e expressões regulares. É um manual resumido sobre vários aspectos interessantes sobre os citados assuntos. É de uso obrigatório para todos que desejam lidar com forense, redes e sistemas de firewall.

JARGAS, Aurélio Marinho. Expressões Regulares, 3ª edição. Editora Novatec, 2009

Um livreto essencial para aprender expressões regulares. Esse é um conhecimento básico para lidar com forense, redes e sistemas de firewall. Segundo o autor, expressão regular:

É uma composição de símbolos, caracteres com funções especiais, chamados “metacaracteres” que, agrupados entre si e com caracteres literais, formam uma
seqüência, uma expressão. Essa expressão é testada em textos e retorna sucesso caso esse texto obedeça exatamente a todas as suas condições. Diz−se que o
texto “casou” com a expressão. A ERs servem para se dizer algo abrangente de forma específica. Definido o padrão de busca, tem−se uma lista (finita ou não) de possibilidades de casamento. Em um exemplo rápido, [rgp]ato pode casar “rato”, “gato” e “pato”.

Fonte: http://aurelio.net/regex/apostila-conhecendo-regex.pdf, acesso em 21 out. 2011.

MOTA FILHO, João Eriberto. Análise e controle de tráfego em redes TCP/IP. Editora Novatec. (livro em processo de planejamento)

Este é um livro que estou escrevendo. Segue o mesmo estilo de Stevens, assim como o livro do Goralsky. Todas as explicações são baseadas em demonstrações com tcpdump ou outros comandos. Já escrevi uma parte dele e devo conseguir lançá-lo por volta de meados de 2013. Por enquanto, a 3ª edição do Descobrindo o Linux é prioridade.

MOTA FILHO, João Eriberto. Descobrindo o Linux, 3ª edição. Editora Novatec. (livro em processo de edição)

Esta é a 3ª edição do meu livro sobre sistema operacional. Ele contém o suficiente para ensinar o básico sobre a arquitetura de sistemas operacionais e sobre Linux. Com certeza estará editado em maio de 2012, uma vez que estarei em férias em março do mesmo ano e terei tempo para terminá-lo. Serão mais de 700 páginas nessa edição, totalmente revisada, atualizada e ampliada.

MOTA FILHO, João Eriberto. Palestras

Disponível em http://eriberto.pro.br/palestras. Acesso em 21 out. 2011.

Este é o site que concentra todas as minhas palestras. As mesmas sempre são atualizadas quando são apresentadas em algum evento.

MOTA FILHO, João Eriberto. Perícia Forense Computacional

Disponível em http://eriberto.pro.br/forense. Acesso em 21 out. 2011.

Este é o site que concentra vários elementos para o estudo do assunto perícia forense computacional. Possui, dentre outras coisas, guias e casos específicos sobre forense.

NAKAMURA, Emilio Tissato; GEUS, Paulo Lício de. Segurança de redes em ambientes cooperativos. Editora Novatec, 2007

Excepcional livro sobre segurança em redes de computadores. De leitura fácil, ampla e envolvente, aborda questões ligadas à segurança, incluindo o funcionamento e o uso de criptografia. Também fala sobre a arquitetura de sistemas de firewall.

NEVES, Julio Cezar. Programação Shell Linux, 8ª edição. Editora Brasport, 2010

Excelente livro sobre programação shell script. Conhecimento essencial para quem deseja lidar com redes, forense e sistemas de firewall.

STEVENS, Richard Wallace. TCP/IP Illustrated Volume 1. Editora Addison-Wesley, 1994

Esse é o livro essencial para quem deseja aprender redes de computadores. Stevens faleceu em 1999. Já falei sobre ele anteriormente. Esqueça Tanenbaum e outros. É aqui que se aprende redes.

Onde encontrar os livros internacionais?

Os livros em inglês aqui citados podem ser ser adquiridos na Amazon.com. Alguns estão disponíveis no Brasil na Livraria Cultura ou em outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =